OK, já percebi...
Torne-se necessário algumas palavras sobre o encontro, não é?
O resultado deve ser um texto mais ou menos extenso, mas... paciência
Então aqui vai:
O hábito de organizar é algo com a qual vivo todos os dias, já que o faço profissionalmente e até mesmo pessoalmente. Algumas vezes gosto mais do que outras.
Quando se organiza algo pela primeira vez, como foi o caso do 1º Encontro de Blogs em Alvito, é sempre muito bom... mesmo que corra mal (porque se aprende sempre com os erros). Não foi o caso do Encontro!
Correu lindamente, foi pontual, alegre, educativo, apelativo e muitos mais adjectivos acabados em "ivo".
A conferência foi algo de espectacular. Devo dizer que fui um dos encorajadores na organização a colocar a Ética dos blogs no Encontro, porque todos conhecemos alguns casos e lemos todos os dias situações, muito desagradáveis, em que ética e boa educação, nunca se colocam...
O orador dessa parte (Hugo Lança Silva), fez mais, falou sobre o direito nos blogs e foi MUITO melhor do que poderia imaginar. Não só pelo seu fluente discurso, pela dinâmica que impôs à comunicação e pelos exemplos que deu, ou seja, conseguiu traduzir linguagem técnica percetível e agradável de ouvir a "leigos" na matéria (pelo menos no que concerne ao meu conhecimento de causa). Antes do almoço, agradeci-lhe e neste local o volto a fazer em forma de vénia à sua comunicação no seu todo.
Na minha mente retiveram-se com maior destaque duas frases:
-"É crime difamar terceiros num blog!"
-"É crime deixar que outros sejam difamados no nosso blog!"
FANTÁSTICO!
Para ser mais abrangente, para a próxima transmitimos a conferência via web, para chegar ao maior número de pessoas possível (foi colocada essa hipótese por alguns membros da organização, mas...nem nós conseguimos antecipar o sucesso do Encontro).
As restantes comunicações, menos técnicas (a meu ver) foram igualmente proveitosas e dignas de educar. E, sim senhor, o João Espinho, deveria ter jogado o papel fora e falar sobre o que tinha sido mencionado no painel anterior complementando essa conversa com todo o seu conhecimento da blogosfera. Não seria melhor, mas seria mais natural e mais pessoal (quando se fala de alguém que tem um blog há "bués" e que já passou por muito, a naturalidade e conhecimento de causa, certamente seriam algo de muito valioso).
A Paula Silva falou de coisas que muitas vezes nem sequer pensamos quando criamos um blog, mas que cada vez mais, nos nossos inconscientes são importantes...
Será que eu escrevo para algum grupo em particular?
Será que eu quero que determinadas pessoas leiam o meu blog e por isso visito e escrevo no deles?
Por que é que revejo tudo o que escrevo antes de publicar?
Porquê todos os cuidados na estética do blog antes da visualização por terceiros?
Se calhar vale a pena pensar em tudo isto antes de se iniciar na blogosfera, não??????
Marcante também foi o ponto final da homenagem ao poeta alvitense Raul de Carvalho, já que o poeta autor dessa homenagem ao ler o último poema, visivelmente se emocionou perante a audiência e essa emoção é sempre uma mais valia numa qualquer comunicação!
O almoço foi porreiro, mas não houve possibilidade de falar com toda a gente, tivemos de nos contentar com quem estava à nossa mesa e até nisso foi espectacular...
Na parte da tarde também foi giro, faltou apenas (por manifesta falta de tempo) uma visita à sede do Grupo de Cante Coral do Concelho de Alvito, que têm um espólio de artefactos agrícolas antigos, de fazer inveja a muitos museus. Mas também porque este tipo de cultura é igualmente uma das nossas maiores riquezas (ainda para mais eles estavam a preparar uma festa e como tal estavam a trabalhar, a beber e a cantar... tal e qual se fazia no campo em tempos que já lá vão... fica para o II Encontro!)
Quase por último, agradecer a todos os participantes a sua atitude construtiva, simpática e desinibida com que vieram a este I Encontro.
Por último e que me desculpem os meus colegas da organização (já era para o ter escrito, mas não o fiz) um agradecimento muito especial ao mentor desta ideia e à pessoa sem a qual o sucesso desta iniciativa não teria sido possível - O LUMIFE.
Existem máquinas constituídas por boas peças, mas que se não forem lubrificadas não podem funcionar bem... foi o caso. A organização, quase sem querer, esteve repleta de pessoas que tinham bastante experiência, cada um no seu campo, que se complementavam entre si, mas houve sempre uma pessoa que mediou, que escreveu os mails que serviram de actas das nossas reuniões, que relembrava as tarefas de cada um, enfim que oleou toda a "máquina" e que a manteve em bom funcionamento. O resultado foi o sucesso deste encontro. Para o LUMIFE, os meus agradecimentos pessoais, porque trabalhar assim é um prazer!
26 abril 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Estive a ver as fotos, deve ter sido muito bom! Infelizmente não consegui ir, mas duma próxima vez quem sabe?
Bom fim de semana
Muito generosas as palavras que me dirige, que muito me sensibilizaram mas que são extensivas a toda a Organização. Sem este entendimento colectivo que surgiu entre nós nada seria possível. Todos sem excepção foram responsáveis pelo sucesso do nosso Encontro.
Um abraço de reconhecimento e amizade do Lumife e um beijinho à Cristina (hoje acertei à primeira...)
Caros amigos da "nossa casinha", caro Lumife, carissimos amigos presentes no encontro.
Depois de uma semana "ocupado" em actividades "comenius", aqui venho para vos dar um grande abraço e os necessários parabéns pela magnifica organização do encontro.
Vamos continuar a encontra-nos por aqui neste "alentejo virtual".
Saudações alentejanas!...
Antonio
Só hoje tivemos oportunidade de passar por aqui.
Subscrevemos inteiramente tudo o que escreveste e particularmente o que escreveste a azul!
Que belo e correcto retrato do Encontro. Parabéns! Assim, os que nele não puderam participar ficam com uma imagem do que foi. Correcta e adequada a referência ao LUMIFE. Um abraço. LG
Enviar um comentário