28 dezembro 2006

O melhor e o pior

Quase no final do ano é ususal meios de comunicação social fazerem sumários do que foi o ano que está a terminar, por norma com a participação de pessoas (em especial as rádios), e o mais que se ouve é que o governo isto, a policia aquilo, os sindicatos o outro... ou seja, a culpa nunca é nossa!!!!!
.
Nas crianças estou habituado a ouvir a frequente frase de resposta á pergunta "Quem fez isto?". A resposta é invariavelmente "Não fui eu!!!!". Estou a descobrir que é um reflexo dos mais velhos.
.
Então quando as pessoas morrem em acidentes nas estradas devido a excesso de alcool ou velocidade a culpa é de quem? De quem faz vidro para as garrafas e para os copos? De quem faz o pedal do acelerador?
.
Quando existem incêndios postos. A culpa é do piloto de helicópetro que escorregou antes de entrar, chegou 1 minuto depois quando o fogo já tinha 10 frentes activas?
.
Quando chove no verão e fa calor no Inverno. A culpa é só do S. Pedro e da sua máquina? Então o lixo que jogam para o chão, as lixeiras a céu aberto, a poluição das águas, o quase ningém reciclar, não conta? Nota: num gráfico portugal deveria reciclar até ao final de 2005(!!!) 25% dos seu lixo... em final de 2006 vai em 9%! Deveria colocar em aterros 25% dos lixos... em final de 2006 coloca nos aterros 63%... ESTÁ TUDO DITO!
.
As constantes doenças que aparecem nas várias carnes (vaca, ovelhas, galinhas, coelhos, etc.), será culpa dos pobres dos animais? Não será o consumo excessivo dos humanos e a consequente produção massiva através da criação desses animais com métodos tudo menos naturais?
.
Ou seja, provavelmente e com muita pena, somos nós os mais culpados no meios destas coisas todas. Somos nós, os humanos, que potenciamos todos os problemas (não todos, naturalmente) com que vivemos todos os dias. Somos uma raça desgraçada, que estamos a trabalhar para nos aniquilar... Não é uma visão pessimista... é realista!
.
Eu na minha parte irei continuar a:
- reciclar tudo o que posso;
- não acelarar nas auto estradas nem estradas nacionais;
- zelar pelos animais;
- tentar demonstar humildade e aceitar os meus erros (às vezes é tão dificil!!!);
- continuar a ter actos de cidadania, para comigo, com os outros e para com o planeta.
.
Mas também vou mudar algumas coisas:
- vou deixar de comer carne (e eu ADORO carne);
- no meu trabalho, vou dar um objectivo a todas as actividades que vou organizar, ou seja, uma peça de teatro não será só uma peça de teatro... será uma lição de cidadania ou educação para o ambiente;
- vou andar mais de bicicleta;
- vou tentar ser mais humano.
.
Já agora um bom ano para todos e vale a pena espreitar os links abaixo mencionados...

http://www.youtube.com/watch?v=N-ovXlzstOI

http://www.youtube.com/watch?v=UnQEbrTluts

Sem comentários: