26 abril 2006

O Encontro...

OK, já percebi...

Torne-se necessário algumas palavras sobre o encontro, não é?

O resultado deve ser um texto mais ou menos extenso, mas... paciência

Então aqui vai:

O hábito de organizar é algo com a qual vivo todos os dias, já que o faço profissionalmente e até mesmo pessoalmente. Algumas vezes gosto mais do que outras.

Quando se organiza algo pela primeira vez, como foi o caso do 1º Encontro de Blogs em Alvito, é sempre muito bom... mesmo que corra mal (porque se aprende sempre com os erros). Não foi o caso do Encontro!

Correu lindamente, foi pontual, alegre, educativo, apelativo e muitos mais adjectivos acabados em "ivo".

A conferência foi algo de espectacular. Devo dizer que fui um dos encorajadores na organização a colocar a Ética dos blogs no Encontro, porque todos conhecemos alguns casos e lemos todos os dias situações, muito desagradáveis, em que ética e boa educação, nunca se colocam...
O orador dessa parte (Hugo Lança Silva), fez mais, falou sobre o direito nos blogs e foi MUITO melhor do que poderia imaginar. Não só pelo seu fluente discurso, pela dinâmica que impôs à comunicação e pelos exemplos que deu, ou seja, conseguiu traduzir linguagem técnica percetível e agradável de ouvir a "leigos" na matéria (pelo menos no que concerne ao meu conhecimento de causa). Antes do almoço, agradeci-lhe e neste local o volto a fazer em forma de vénia à sua comunicação no seu todo.
Na minha mente retiveram-se com maior destaque duas frases:
-"É crime difamar terceiros num blog!"
-"É crime deixar que outros sejam difamados no nosso blog!"
FANTÁSTICO!
Para ser mais abrangente, para a próxima transmitimos a conferência via web, para chegar ao maior número de pessoas possível (foi colocada essa hipótese por alguns membros da organização, mas...nem nós conseguimos antecipar o sucesso do Encontro).

As restantes comunicações, menos técnicas (a meu ver) foram igualmente proveitosas e dignas de educar. E, sim senhor, o João Espinho, deveria ter jogado o papel fora e falar sobre o que tinha sido mencionado no painel anterior complementando essa conversa com todo o seu conhecimento da blogosfera. Não seria melhor, mas seria mais natural e mais pessoal (quando se fala de alguém que tem um blog há "bués" e que já passou por muito, a naturalidade e conhecimento de causa, certamente seriam algo de muito valioso).

A Paula Silva falou de coisas que muitas vezes nem sequer pensamos quando criamos um blog, mas que cada vez mais, nos nossos inconscientes são importantes...
Será que eu escrevo para algum grupo em particular?
Será que eu quero que determinadas pessoas leiam o meu blog e por isso visito e escrevo no deles?
Por que é que revejo tudo o que escrevo antes de publicar?
Porquê todos os cuidados na estética do blog antes da visualização por terceiros?
Se calhar vale a pena pensar em tudo isto antes de se iniciar na blogosfera, não??????

Marcante também foi o ponto final da homenagem ao poeta alvitense Raul de Carvalho, já que o poeta autor dessa homenagem ao ler o último poema, visivelmente se emocionou perante a audiência e essa emoção é sempre uma mais valia numa qualquer comunicação!

O almoço foi porreiro, mas não houve possibilidade de falar com toda a gente, tivemos de nos contentar com quem estava à nossa mesa e até nisso foi espectacular...

Na parte da tarde também foi giro, faltou apenas (por manifesta falta de tempo) uma visita à sede do Grupo de Cante Coral do Concelho de Alvito, que têm um espólio de artefactos agrícolas antigos, de fazer inveja a muitos museus. Mas também porque este tipo de cultura é igualmente uma das nossas maiores riquezas (ainda para mais eles estavam a preparar uma festa e como tal estavam a trabalhar, a beber e a cantar... tal e qual se fazia no campo em tempos que já lá vão... fica para o II Encontro!)

Quase por último, agradecer a todos os participantes a sua atitude construtiva, simpática e desinibida com que vieram a este I Encontro.

Por último e que me desculpem os meus colegas da organização (já era para o ter escrito, mas não o fiz) um agradecimento muito especial ao mentor desta ideia e à pessoa sem a qual o sucesso desta iniciativa não teria sido possível - O LUMIFE.
Existem máquinas constituídas por boas peças, mas que se não forem lubrificadas não podem funcionar bem... foi o caso. A organização, quase sem querer, esteve repleta de pessoas que tinham bastante experiência, cada um no seu campo, que se complementavam entre si, mas houve sempre uma pessoa que mediou, que escreveu os mails que serviram de actas das nossas reuniões, que relembrava as tarefas de cada um, enfim que oleou toda a "máquina" e que a manteve em bom funcionamento. O resultado foi o sucesso deste encontro. Para o LUMIFE, os meus agradecimentos pessoais, porque trabalhar assim é um prazer!

20 abril 2006

Petição... Não custa nada!!!!

Sem o consentimento declarado da Formiguinha Atómica, mas certamente sem problemas vou copiar um post que me parece por demais importante.
Desde já peço a todos que o leiam, porque para além de não custar nada (apenas alguns minutos), irá certamente ajudar um problema que é de todos nós... não só de alguns. Então...

A Associação Pelos Animais esta mais uma vez a desenvolver uma excelente iniciativa em prol de uma vida digna e pelos direitos dos Animais: uma Petição à Assembleia da República pedindo um tratamento condigno e o fim do extermínio dos animais em canis/gatis municipais.
No site http://www.pelosanimais.org.pt/ está a petição e como se deve proceder.

Vá lá... não custa nada!!!

Obrigado

18 abril 2006

Falta de tempo na terra do tempo...

Pois é.
Quando julgamos que casámos, vivemos em zonas calmas e vamos conseguir viver descansados... eis que surgem meses como Março e Abril, que no meio de toda a paz e calma do Alentejo, nos roubam todo o tempo...
É por estes meses é que dou valor à semana de férias que estive no paradise em finais de Janeiro... Já estou precisado outra vez!
O Mês de março a programar no trabalho e extra trabalho e no mês de Abril, trabalhos mil...
Porra!
Vou só desabafar "por alto" o mês de Abril, do que tem sido e do que será:
1ª e 2ª Semana a "aturar" 35 (!!!) adoráveis (uns mais que outros) crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 15 em dois campos de férias (a decorrer em simultâneo!!!!!). Tirei "férias" para trabalhar.

3ª Semana - Ultimos preparativos das comemorações do 25 de Abril e organização do 1º Encontro de Blogs. O fim de semana vai ser todo levado a trabalhar, claro está...
4ª Semana - Para acabar em beleza acabo um mês (Abril) e começo de outro (maio), nada melhor que SEIS dias de Ovibeja, que por um lado vai ser cansativo, mas por outro vou sair um pouco do gabinete e ver/conhecer pessoas novas... e claro está ver e ouvir os fantásticos e portugas Da Weasel e Blasted Mechanism.

Daqui para todos os meus amigos (Maria, Xana, Joca, João Pedro, Fátima, Rui, etc.), as minhas desculpas pela ausência nos telefonemas...

Notas de destaque desde que "desapareci":

- A minha "carneirinha" fez anos dia 12 de Abril em pleno campo de férias. Cuidar de 35 criancinhas e comemorar não foi muito fácil. Fiz uma caça ao tesouro para ela achar a prenda, mas as criancinhas não a deixaram "sofrer" ajudaram-na nas pistas, na descoberta do "tesouro" e até lhe fizeram um bolo de chocolate queimado... que amores :)

- O João Pedro nasceu no dia 08 de Abril. Agora, algo dá que pensar... A mãe é sportinguista, o pai portista... a criança nasceu no fim de semana que o porto "roubou" o titulo de futebol ao sporting... no ano em que o porto deve ganhar tudo em Portugal... se calhar, para não se zangarem e por via das dúvidas, devia ser do maior clube portugês - SLB!!!! O que dizem recém-papás????

- o Cisco já começou a alçar a perna para fazer xixi... (comoção) já tenho outro cão adulto na familia!!!!!

Até ao meu regresso... vimo-nos todos em Alvito dia 22 de Abril, no 1º Encontro de Blogs em Alvito... Cá vos espero a todos!!!!!!!

Hasta!!!